Desconstruindo Santo Inácio

|


Antes de nascer o sol, no dia 15 de Agosto de 1534, sete homens, envergando trajes de mendigos, sacola ao ombro, cajado de romeiro na mão, tinham subido a colina de Montmartre e, depois de terem entrado por algum tempo na capela subterrânea da igreja, caminharam até ao ponto mais alto da montanha.

Voltando-se para o oriente, seis homens ajoelharam, e durante um longo tempo concentraram-se num silêncio contemplativo.

O sétimo homem então exclamou:

- Assim como o sol se apodera dos céus, assim nós nos apoderamos dos corações e dos espíritos! Seremos o facho da fé, que vai caminhando incerto e mal seguro na obscuridade. Onde quer que penetrem os raios do sol, no paço dos reis ou na choça do indigente, na praça pública ou no lar doméstico, aí faremos ouvir a nossa palavra. O mundo é nosso!

Era o apóstolo de uma nova religião, o rival de Cristo, que vinha trazer à terra não a paz, a concordia e a harmonia, mas a perturbação, o ódio e a desordem universal.

Os seis discípulos chamavam-se: Pedro le Fevre, Francisco Xavier, Jacques Laynez, Affonso Salmeron, Nicolau Bobadilha, Simão Rodrigues de Azevedo.

O mestre era: Ignacio de Loyola.

A epidemia estava lançada no mundo!

(in A História Geral dos Jesuítas de 1901)

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB