GENTE QUE NOS DÁ AZIA

|

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que não faz parte de sua rotina ler jornais ou revistas, nem acompanhar o noticiário de sites e blogs na Internet. Em entrevista à revista Piauí, o presidente justificou sua aversão à prática: “Porque tenho problema de azia”. “A
imprensa brasileira tem um comportamento histórico em relação a mim”, disse o presidente.”

Pois bem, é por esta e outras razões que o nosso querido presidente Lula conta com a popularidade que tem, pois além de fazer um excelente governo, falar a linguagem do povo e mandar a mídia sifu, ele também é acometido pelo mesmo mal que aflige muitos de seus concidadãos, o refluxo gastresofágico, popularmente conhecido com azia.

Nunca antes na história deste país tivemos um presidente com o qual pudéssemos compartilhar até as nossas ziquiziras fisiológicas, por isso Lula é o que é e nós nos identificamos tanto com ele.

Mas para fazer jus à coragem do nosso Presidente, este Língua de Trapo faz desta postagem um genuíno ato de UTILIDADE PÚBLICA e dá dicas para você combater ou se prevenir desta enfermidade que tanto desconforto e sofrimento nos trás no dia-a-dia.

Antes, porém, é importante você conhecer um pouquinho mais desta enfermidade e, por esta razão, apresento a seguir a descrição médica desta enfermidade, lambida por este Língua de Trapo no site do Dr. Dráuzio Varella.



Azia
Também conhecida como refluxo gastresofágico, ou simplesmente refluxo, é a sensação de queimação causada pelo retorno do suco gástrico para o esôfago. Quando comemos, os alimentos percorrem o esôfago e, antes de chegar ao estômago, atravessam o esfíncter esofágico inferior que deve manter-se fechado após a passagem do bolo alimentar para impedir que os ácidos digestivos refluam pelo esôfago acima. Às vezes, porém, os músculos desse esfíncter perdem a elasticidade e permanecem abertos, permitindo o refluxo que causa dor e a queimação típica da azia.

Geralmente, a acidez estomacal ocorre após as refeições. O estômago cheio pressiona o suco gástrico que flui para o esôfago, porque o funcionamento do esfíncter está alterado.

A hérnia de hiato é a causa mais freqüente do mau funcionamento do esfíncter esofágico inferior, é responsável por muitos casos de azia.

Recomendações:
1) No café da manhã, desjejum ou breakfast, seja qual for a sua confissão gastro-ideológica, faça refeições mais leves, sente-se e coma sem pressa, mastigando bem os alimentos e nunca, mais nunca mesmo, comece o dia com a televisão sintonizada no Bom Dia Brasil, pois está comprovado, ver e ouvir o Renato Machado e a Renata Vasconcelos acelera a fermentação de qualquer substância láctea que você tenha ingerido.

Ainda no café da manhã:

1.1) Se você gosta de bacon, presunto ou qualquer outro tipo de embutidos, dê preferência para aqueles produtos que são produzidos em qualquer um dos 5564 municípios brasileiros, exceto para os suínos nascidos e criados na cidade de Caratinga-MG, pois se suspeita que foram contaminados pelo mal da porca louca.

1.2) Está comprovado, a raiva humana pode ser transmitida pelas imagens analógicas ou digitais geradas pela sua televisão, portando, cuidado com a baba do Alexandre Garcia.

2) Se você é contumaz freqüentador de consultórios médicos ou dentários, leve sempre consigo um livro ou revista de sua preferência, pois médicos e dentistas, por orientação dos laboratórios farmacêuticos, só assinam a Veja, Época, Caras e Marie Claire, que é justamente para aumentar as venda de sais antiácidos.

3) Não pratique exercícios físicos após as refeições, principalmente se você estiver ouvindo a CBN, pois o mal da porca louca também se propaga por ondas de rádio;

4) Evite ler as manchetes da Folha, do Globo e do Estadão ou de qualquer outro jornaleco nas bancas de jornal, isto reduz a probabilidade de causar refluxo;

5) Aumente a salivação com gomas de mascar ou balas duras. A saliva pode aliviar a dor, além do mais, uma fotografia do Diogo Mainard ou do Reinaldo Azevedo é muito útil para aumentar a salivação e é ótimo para você treinar cuspe ao alvo, um exercício que fortalece a musculatura da face e alivia a tensão do trato gastrintestinal.

6) Evite o Jornal Hoje, o Jornal do meio dia, o Globo Notícias e o Jornal que precede o Jornal Nacional, pois apesar apresentar versões recheadas com temas frugais, o conteúdo subliminar é de alta toxidade para o seu organismo, principalmente se combinadas com bebidas alcoólicas, chocolate e comidas gordurosas.

7) Tente perder peso. A obesidade combinada com o Jornal Nacional pode aumentar a incidência de azia e o aumento da pressão arterial. Faça uma refeição leve após chegar do trabalho, de preferência à base de frutas e sucos e programe uma caminhada com a família ou com os amigos. Se não for possível, desligue a televisão.

8) Pare, pense e responda para si mesmo: por quais razões os laboratórios farmacêuticos anunciam seus sais antiácidos justamente nos intervalos do Jornal Nacional?

9) Passe longe da Globo News, pois além de lhe torturar com notícias indigestas e repetidas de hora em hora, este canal serve como aperitivo Lúcia Hipólito, Demétrius Magnoli, Carlos Alberto SanDEMberg, Cristiana Lobo, Merval Pereira, Júlio Mosquera e um sem número de especialistas, todos e, sem exceção, patrocinados por laboratórios farmacêuticos.

10) Evite refeições perto do horário de deitar-se e jamais assista ao Jornal da Globo, pois todas as notícias são requentadas da cozinha do Jornal Nacional pelo William Waack e pela Cristiane Pelajo que, além da azia causam sérios transtornos durante o sono inclusive gases.

11) Antiácidos podem aliviar os sintomas, mas seu uso excessivo deve ser sempre evitado, especialmente por portadores de glaucoma, diabetes, doenças cardíacas porque o sal neles contido pode elevar a pressão arterial então, faça como eu ou o nosso guru mestre, o Presidente Lula. No meu caso, só leio as manchetes com um mínimo de seis horas desde que foram publicadas, pois já perderam boa parte de sua toxidade ou, se for você mais abastado, contrate o seu próprio Franklin Martins para produzir-lhe um “clipping” diário e devidamente expurgado das substâncias nocivas ao aparelho gastresofágico.

ASSISTA AGORA AO SLIDE SHOW, GENTE QUE DÁ AZIA, SE VOCÊ AGUENTAR!


1 Comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto. Muito criativo e adequado. Parabéns!

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB