E ELES AINDA QUEREM VOLTAR A GOVERNAR, DESSA VEZ COM JOSÉ SERRA

|



E ainda chamam a nós, os mineiros, de jacus e caipiras. Imaginem só! Podemos até ser, mas sabemos muito bem onde fica o Paraguai e o Uruguai, pois temos muita intimidade com tudo que termina em UAI!

Livro didático tem países trocados no mapa da América do Sul
Material didático foi fornecido pela Secretaria Estadual de Educação (PSDB e DEM)

Do G1, com informações do SPTV

É um escândalo o livro de geografia que o governo do estado distribuiu para alunos da 6ª série do ensino fundamental. O mapa da América do Sul está cheio de erros. Tem país sobrando e país faltando. Impressiona a falta de cuidado, tem até nome de país repetido. E as informações erradas estão chegando para os alunos da rede pública.

Bolívia e Paraguai são um país só? E existem dois Paraguais? Olha o outro Paraguai lá embaixo do Rio Grande do Sul, banhado pelo mar, como ele nunca foi. A geografia às vezes não tem limites.

Assim é a América do Sul para o aluno de 6ª série da rede pública estadual de São Paulo. Esse mapa está impresso em um livro distribuído pela Secretaria da Educação como material de apoio.

Para o professor de geografia Alexandre Zanin, o problema parece erro de revisão. Mas ele questiona como foi invertido o Paraguai com Uruguai e colocando o nome do Paraguai dentro da Bolívia. “Isso acaba criando uma confusão para o aluno, que está em processo de formação.”

“Ninguém descobriu isso. Acho que isso é uma coisa de responsabilidade não só pelos alunos, pois eles estão vendo que está errado e não corrigem. O aluno tem que aprender o certo e não o errado. E se está no livro o errado ele vai aprender o errado não o certo”, disse Filomena Cabral Moreno, avó do estudante João Gabriel Anchieta.

A educadora Silvia Gasparian Colello, especialista em educação e ensino fundamental, diz que o livro, seja qual for, tem vida própria. “Ele atinge um público impensável. Aquele livro que está destinado a aluno de 6ª série pode ficar na biblioteca e também atender a pesquisa de menino da 5ª série. Isso acaba multiplicando o erro, porque inclui o número de alunos que vão usar esse livro hoje e pelos tantos que possam ter acesso a esse livro anos seguidos.”

Outro lado
A Fundação Vanzolini, que preparou os livros, informa que, quando percebeu o erro, colocou o mapa correto na internet e avisou os professores. Diz ainda que apenas 1,55% dos cadernos do aluno de 6ª série saiu com os erros no mapa e que está avaliando outras medidas para resolver o problema, junto com a Secretaria Estadual da Educação.

Huguette Theodoro, gerente pedagógica da Secretaria da Educação, disse que 500 mil livros foram impressos com o erro e que todos os exemplares distribuídos com a falha nos mapas serão recolhidos.

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB