A ESQUERDA AVANÇA NAS AMÉRICAS, AGORA É A VEZ DE EL SALVADOR

|

Povo de El Salvador elege Maurício Funes, da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN). Curiosamente, o candidato derrotado se chama Rodrigo e, a sigla do seu partido, imaginem, é ARENA, Aliança Republicana Nacionalista, de extrema direita. Com a vitória de Funes, encerra-se um período de 20 anos de domínio político da ARENA naquele país. Eu não desejo uma ARENA nem para meu pior inimigo, pois ninguém merece.

Mas as curiosidades não param por aí, Maurício Funes é casado com uma brasileira, a paulistana Vanda Pignato, que ocupa o cargo de diretora do Centro de Estudos Brasileiros na Embaixada de El Salvador.

Saiba mais sobre a futura primeira dama de El Salvador clicando aqui.

Esquerda consolida vitória com 90% de votos apurados em El Salvador
Fonte: G1 - 16/03/09 - 01h08

Mauricio Funes é o novo presidente do país. Tribunal Superior Eleitoral destacou que eleições foram 'tranquilas'.

Mauricio Funes, candidato da ex-guerrilha Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), consolidou sua vitória ao conseguir 51% dos votos, com 90% dos votos apurados nas eleições presidenciais realizadas neste domingo (16) em El Salvador, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente do TSE, Walter Araujo, disse ao ler esse relatório que Funes conseguiu 1.231.755 votos contra 1.170.780 (48,73%) da conservadora Aliança Nacionalista Republicana (Arena).

"Declaramos missão cumprida", assegurou Araujo, ao anunciar o resultado, que se baseou em 2.402.536 votos válidos.

Segundo sua opinião, o país viveu uma "jornada exemplar", na qual não foram registrados fatos violentos.

No entanto, ele recusou a proclamação de um vencedor da eleição, cujos números definitivos estão previstos para dentro de dois dias.

O funcionário destacou que o processo eleitoral foi "transparente" e "democrático", e convidou quem advertiu sobre possíveis fraudes que reconheça o trabalho do órgão.

Candidato eleito
Apesar do TSE não ter anunciado um vencedor, o candidato da FMLN se proclamou presidente eleito e fez um apelo à unidade do país.

"Como presidente eleito de todos os salvadorenhos e salvadorenhas buscarei beneficiar a maioria da população, independentemente de suas preferências políticas. Saudação a meus adversários com respeito", declarou Funes, em discurso que pronunciou em um hotel de San Salvador.

Se for mantida a tendência, o FMLN conseguiria quebrar 20 anos de predomínio da Arena, que governa El Salvador desde 1989.

Relatórios preliminares indicaram que a participação superou 60% neste pleito, de um só turno. Cerca de 4,2 milhões de salvadorenhos foram convocados a participar este domingo nas eleições.

1 Comentário:

MOITAVERDEJANTE disse...

A ESQUERDA COM CERTEZA IRÁ AOS POUCOS ASSUMINDO O LUGAR QUE LHE É DESTINADO NO COMANDO DAS NAÇÕES. GRADATIVAMENTE,MAS INEXORÁVELMENTE SERÁ ATINGIDO O OBJETIVO FINAL.

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB