QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ - DEPOIS DE SER BOICOTADA PELOS CHINESES, VALE RECUA E AGORA DÁ 20% DE DESCONTO NO PREÇO DE VENDA DO MINÉRIO DE FERRO

|


Em matéria publicada no jornal Valor Econômico, de 20/04/2009, Roger Agnelli, Presidente da Vale do Rio Doce e amigo de Miss Piggy, confirmou que está vendendo minério de ferro com desconto de 20%, embora, há cinco meses atrás, tenha negado em nota oficial da Companhia Vale do Rio Doce, que estivesse adotando esta política. O conteúdo sobre estas duas notícias está disponível nos links abaixo, mas só para assinantes.

20/04/2009 - Vale confirma venda de minério de ferro com desconto

11/11/2008 - Vale nega que esteja dando desconto em preço contratado com clientes

Pois bem, mas se você é um cidadão sem Valor, assim como o é esse Língua de Trapo que vos escreve e, que para ler estas notícias do jornal de economia das Organizações Globo depende da doação de amigos, ou de pegar xepa no jornal do gerente do banco ou de algum outro bacana, transcrevo a seguir um trecho da matéria da versão impressa do jornal, para que você compreenda o conteúdo das postagens para as quais fornecerei os links ao final desta.

Roger Agnelli, presidente da Vale, admitiu ao Valor que a flexibilização do desconto provisório é uma negociação "caso a caso, dia a dia" na atual situação de mercado, em que a questão não é preço, mas demanda. Ele nega, no entanto, que a mineradora esteja operando no mercado à vista, conforme informações de alistas de bancos e consultorias. Para Agnelli, porém, "a Vale não tem dogmas". E afirmou que "se for do interesse dos clientes que o "spot" é a melhor solução neste momento, a Vale os acompanha.

Vale a pena lembrar que a crise internacional, a retração do crédito e a queda brusca na demanda de outros mercados, conjugados com o domínio de 80% do mercado transoceânico de minério pelos chineses, conforme informa o próprio Valor, mostra quem de fato dá as cartas neste mercado, mais do que já dava antes da crise.

Mas se esta postagem ainda está lhe causando certa estranheza, talvez pela foto da porca da louca ou, simplesmente, pelo inusitado interesse deste blogueiro pelo assunto, clique aqui e também aqui, pois provavelmente o caríssimo leitor, ou leitora, melhor compreenderá.

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB