TUCANOS: QUEM CONFIA, SIFU !

|


CPI da Petrobras ameaça plano fiscal do Brasil, diz 'New York Times'



As investigações sobre a Petrobras no Congresso brasileiro ameaçam complicar os esforços do governo de aumentar as suas receitas com os recursos dos novos campos de petróleo, afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo diário americano The New York Times. A CPI da Petrobras foi aprovada há duas semanas pelo Senado brasileiro para investigar acusações de que a estatal teria sonegado impostos e concedido contratos ilegais.

Segundo o jornal, "as investigações podem se mostrar um constrangimento para o governo de Lula, que quer modificar a legislação de petróleo para extrair uma porcentagem ainda maior de recursos das reservas em águas profundas". A reportagem afirma ainda que a CPI pode prejudicar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, escolhida por Lula como candidata à sua sucessão, já que ela é também presidente do conselho da companhia.

O jornal diz que Lula, que já afirmou querer usar os recursos adicionais com o petróleo para estabelecer fundos para programas sociais, classificou a CPI de "irresponsável" e "não patriota". A reportagem comenta ainda que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que as investigações têm motivação política e que podem afetar a imagem da companhia, mas que não prejudicarão os investimentos da empresa.

1 Comentário:

ZEPOVO disse...

Em tempos de guerra o fuzilamento é a pena para traidores da Pátria. Por que não em tempos de crise internacional?
A oposição está agindo de maneira irresponsável, e mais uma vez comete um grave erro político; Vai ser taxada de traidora, vai trazer de volta o caso das antigas privatizações mal feitas e claro que nada vai conseguir, porque CPI só serve para o que bem sabemos...

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB