E POR FALAR EM PECADO...

|

Lambido do Blog Saber é bom demais

Não são mais 7, agora são 14!

Papa Bendo XVI por BaptistãoOutro dia eu vi no JB a notícia de que o Vaticano teria divulgado mais um lote de pecados capitais pra fazer conjunto com os já existentes – luxúria, gula, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.
A formulação dos novos pecados estaria baseada na “realidade da globalização” devidamente adequadas com a nossa condição atual. E como não poderia deixar de ser, virou objeto de indignação e questionamento em várias partes do mundo.

O que eu penso disso? Sabe… eu não sei se rio, se choro ou se pulo da ponte…. mas antes, acompanhe a lista dos pecados, segundo uma matéria no BBC News:

Violação dos direitos fundamentais de natureza humana – Isto inclui além de não sei mais o que, o controle de natalidade. Okaaay… nem pensar em tomar anticoncepcional. Vamos logo povoar com força o planeta, porque todos os recursos naturais e sociais são infinitos, e qualquer dificuldade que surgir, é só bater na porta da Igreja e pronto! Casa e comida garantidos!

Experiências moralmente discutíveis – Leia-se pesquisas que envolvem células-tronco embrionárias. Tentar a cura contra o Alzheimer, Parkinson, doenças cardíacas e sanguíneas, câncer… é imoral? Antes de responder, entenda o que são células-tronco aqui e um entendimento médico sobre embrião, aqui.

Manipulação genética – Não passa de uma derivação do pecado anterior. Qualquer tentativa de evolução que vise a solução e erradicação de doenças é pecado!

Tráfico e consumo de drogas – Coisa boa… nem a justiça e a milícia (aqui no Brasil) estão dando conta do tráfico, e a agora a Igreja dará! Quanto ao uso, sob meu ponto de vista – desvio de conduta, doença e destruição, sendo o único pecado: contra a própria vida!

Poluição do ambiente – Mesmo? À mim não me parece pecado que deva ser punido pela Igreja, e sim ausência de consciência que será punida pelo planeta.

Acúmulo excessivo de riqueza – Ih caramba! A Igreja vai ter um trabalhão para se desfazer dos altares banhados à ouro e das jóias e fortunas do É isso aí!Banco do Vaticano. E quanto ao tio Gates coitado, que arderá no mármore do inferno, mesmo sendo mais caridoso que a própria Igreja…

Causar pobreza – Hmmm, o que e quem causaria pobreza? É um tanto quanto vago esse pecado aí. Mas se levarmos em conta uma superpopulação no planeta sendo vítima da desigualdade social porque uns acumulam mais riquezas que outros; e o pouco que sem tem seja gasto com remédios contra enfermidades impiedosas, cuja a cura dependende de avanços em pesquisas genéticas, então tal pecado pode de repente fazer algum nexo…

Olha… opinar sobre religião é o mesmo que pisar em campo minado, mas com todo respeito que tenho às crenças religiosas, à Igreja propriamente dita, não só a Católica mas as demais congregações, eu acho isso tudo uma grande balela!

Ester…, mas você é atéia??? Não, eu não sou (ainda)!!! Como eu disse outro dia em resposta à uma enquete feita pelo Castrezana, eu acredito em Deus mas não acredito na religião, porque acho que a hipocrisia e o mercantilismo são seu carro-chefe.

As pessoas buscam religião para seu conforto espiritual, mas quando você mais precisa da Igreja, ela lhe fecha as portas. Enquanto que de um lado você não recebe a bênção se não pagar o dízimo, do outro lado você é excluído por ser um divorciado que tenta outro relacionamento ou então é mãe solteira. Sem mencionar tantas outras surrealidades impostas que se eu fosse discorrer sobre isso aqui, não terminaria até o final do mês!

Peço desculpas aos calos pisados, mas estou exercendo o direito de expressar minha opinião, assim como reservo o direito à quem quer que seja, de discordar.

Mas voltando ao tema, todos devem ter notado a ausência de citação da pedofilia como um pecado capital específico, apesar do Arcebispo Girotti ter dito, segundo um trecho da matéria no BBC News, que este é um dos maiores pecados do nosso tempo, sem falar que o termo é automaticamente associado ao clero.

Estaria então a pedofilia subentendida em um dos pecados acima? Onde ela se encaixa? Por que a Igreja ditadora de normas e paradigmas morais, não ataca de forma direta um dos maiores pecados do nosso tempo lhe atribuindo o direito de ser um pecado capital exclusivo?
Sinceramente… gostaria de ter respostas…

Bom…, mas entre rir, chorar ou pular da ponte, melhor mesmo é rir, porque isso sim traz conforto ao espírito!!!

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB