Os números que veremos a seguir mostram que os governos tucanos “largaram o saneamento de lado“, tendo como consequência os constantes alagamentos na capital e região metropolitana. Fato que as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) insistem em atribuir às chuvas e não aos desgovernos demo-tucanos.

Os gráficos que apresentaremos nesse trabalho foram processados pelo DATAFBI, a partir de dados extraídos dos Projetos de Lei Orçamentária do Governo de São Paulo, no período 2002-2010.

Todos os valores foram atualizados para 2010, pelo IPCA.

1. Receita total x Orçamento da Sabesp

***

2. Evolução do Orçamento da Sabesp

Nota-se claramente que o orçamento é decrescente no Governo Alckmin, sobe um pouco em 2006 e 2007, com subida relevante em 2008 e 2009 por conta dos recursos do PAC Saneamento. Se não fosse o Governo Lula, o orçamento da Sabesp estaria no mesmo patamar de 2007 até agora.

Ainda assim, houve uma queda razoável no orçamento de 2010. O que mostra que os tucanos não se interessam por obras de saneamento.

***

3. Evolução do Orçamento da Sabesp em relação a 2002

***

4. Percentual de aplicação na Sabesp em relação à Receita Total


Cheque-mate! O percentual de aplicação na Sabesp é aceleradamente decrescente, não sendo maior por causa do PAC Saneamento.

É isso que a Dilma terá que mostrar em sua campanha eleitoral.

***

No primeiro turno, pelo que me dizem, não mostrou.

Quem sabe mostra no segundo turno?