MUITO ALÉM DAS COXINHAS DA MADASTRA

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Câmara pagou R$ 4,4 milhões à Perfil no primeiro trimestre do ano

Contrariando Ministério Público, dinheiro foi gasto em três meses e equivale a 95% do valor em todo ano de 2011


EUGENIO MORAES - 13/06/2011
Léo Burguês
Léo Burguês assegura que a Perfil foi selecionada legalmente


A Câmara de Belo Horizonte ignorou recomendação do Ministério Público (MP) e o inquérito instaurado para apurar possíveis irregularidades em contrato de publicidade e decidiu pagar à Perfil 252 cerca de R$ 4,4 milhões nos três primeiros meses deste ano. A maior parte dos vereadores, incluindo o presidente do Legislativo, Léo Burguês (PSDB), é pré-candidata à reeleição. O valor é referente a peças publicitárias. Em todo o ano passado, a Câmara destinou à agência R$ 4,6 milhões, em contrato repleto de aditivos e igualmente questionado pelo MP.

Em função dos gastos, a Promotoria de Patrimônio Público confirmou, nesta quinta-feira (19), que entrará com ação por improbidade administrativa contra o ordenador de despesas do Legislativo, no caso, Burguês.

De acordo com levantamento feito pelo Hoje em Dia, no Portal da Transparência do Legislativo, o dinheiro deste ano foi usado para vários tipos de propaganda. De painel em aeroporto a revista com sede em Contagem, na Região Metropolitana da capital. Foi justamente nesse período que os vereadores foram alvo de desgaste público. Repercutiu mal a proposta de aumento salarial de 61,8%. Além disso, os meses iniciais do ano foram marcados por denúncias envolvendo os parlamentares. Apenas em fevereiro, a Câmara repassou à Perfil R$ 2,4 milhões.

O contrato atual da Câmara é de R$ 4 milhões por cerca de quatro meses. Ele foi alvo de diversos questionamentos e, conforme o próprio MP, tem suspeita de direcionamento à Perfil. O edital foi lançado em junho e as propostas entregues em agosto. Nos corredores da Câmara e no meio político o assunto já era corrente. A Perfil já atendia o Legislativo em contrato anterior, celebrado na gestão de Luzia Ferreira (PPS), hoje deputada estadual.

A empresa tem como fundador e diretor o publicitário Cacá Moreno. Em Minas, ele é conhecido por atender a tucanos famosos e seus aliados. Fez, por exemplo, as campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Itamar Franco (PPS) ao Senado no ano passado. Começou a atender a Aécio em 2002, quando da disputa pelo primeiro mandato ao governo de Minas.

Em 1994, foi o publicitário do então candidato ao Palácio da Liberdade, o hoje deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB). Também entrou no segundo turno da eleição de Marcio Lacerda (PSB) à Prefeitura de Belo Horizonte. Atua ainda no governo, administrado por Antonio Anastasia (PSDB), atendeu à Fundação Hemominas e à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Tem a cota de publicidade da Prefeitura de BH, além de trabalhar para grandes empresas.

O contrato firmado em 2011 com a Câmara venceu no dia 28 de fevereiro de 2012, conforme consta do próprio edital. Em 2009, foi aberta licitação para contratar empresa de publicidade. O certame chegou ao fim em abril do ano seguinte. O contrato tinha valor de R$ 3 milhões e vigência de 12 meses. Ele foi prorrogado com aumento do valor original chegando a R$ 4,6 milhões.

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