SEGURANÇA: MINAS AVAN$$A!

|

Em média, dez pessoas são assassinadas por dia em Minas GeraisEstatística é referente aos três primeiros meses deste ano


Publicação: 03/04/2012 20:33 Atualização: 03/04/2012 20:40


Dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds-MG) revela uma situação preocupante. Em média, a cada dia 10 pessoas são assassinadas por dia no estado. A estatística se refere aos três primeiros meses de 2012, período em que 959 pessoas (10,5/dia) foram mortas em Minas Gerais.

Segundo a Seds, em janeiro e em março foram registrados 324 homicídios no estado. Já em fevereiro foram 311 assassinatos. Neste levantamento foram considerados os registros feitos tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil.

Em 2011, também segundo relatório da Seds-MG, 3.754 pessoas foram assassinadas no estado, o que equivale a uma média de 10,2 homicídios por dia. Entretanto, este balanço considerou apenas os registros da PM. 

A partir de agora a Seds utiliza uma nova metodologia de sistematização e de divulgação de dados sobre a criminalidade em Minas. As estatísticas passam a ser extraídas do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), com base na integração dos bancos de dados de ocorrências das polícias Militar e Civil. Por isso, o órgão salientou que poderá ser observado um aumento dos índices de criminalidade quando comparados com os anos anteriores. Entretanto, destacou que não há alteração na curva histórica de tais dados. 

A Seds ressaltou ainda que o Reds já está implantado em todos os 853 municípios mineiros, o que garante um retrato fidedigno da situação. Informou também que foram retomadas as negociações com a Fundação João Pinheiro para que a instituição volte a produzir o Anuário de Informações Criminais de Minas Gerais.

Na capital, violência também assusta


Também nesta terça-feira foram divulgados pela Divisão de Crimes Contra a Vida (DccV) a estatística referente a homicídios registrados nos três primeiros meses do ano em Belo Horizonte. Ao todo, 207 pessoas foram mortas, o que equivale a uma média de 2,3 homicídios por dia e representa um aumento de 13,11% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para tentar reduzir o número de assassinatos, será lançada nesta quarta-feira uma força-tarefa envolvendo as polícias Militar e Civil, que buscam estabelecer uma rede de proteção que vai contar com o apoio da sociedade para combater este tipo de crime.

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB