EXPOMINAS - GOTEIRAS EM EMPREENDIMENTO GERENCIADO POR ESTATAL QUE DÁ EMPREGO DE PRESIDENTE PARA TIO DE AÉCIO DEIXA PÚBLICO E EXPOSITORES NO PREJUÍZO

|


Bienal do Livro é cancelada por causa de risco de desabamento
Agora, caro leitor, antes de se embrenhar na leitura desta reportagem, clique aqui para ver um pouquinho do invejável currículo do BARNABÉ da família Tolentino Neves, sua  notável  formação acadêmica e sua muito desafiadora experiência  profissional. 


Estrutura do Expominas foi comprometida por causa do temporal (FOI UMA CHUVINHA DE NADA) de sexta-feira e realização da Superagro está ameaçada


CRISTIANO MACHADO
bienal do livro
Parte da cobertura do telhado do Expominas que ameaçada desabar foi retirada


O risco de queda das placas que forram o teto do pavilhão central do Expominas, na região Oeste de Belo Horizonte, levaram ao cancelamento da Bienal do Livro neste sábado. A expectativa da empresa organizadora do evento, Fagga, era de que 90 mil pessoas visitassem a feira entre sábado (26) e domingo, data prevista para o encerramento. Algumas centenas de visitantes chegaram a entrar no local, que foi evacuado por volta das 11h30. Quem já tinha pagado a entrada foi ressarcido.

A Superagro, feira agropecuária marcada para o próximo dia 6 no local, está ameaçada. “A administração do Expominas vai se reunir com os responsáveis por uma obra que está em curso no local na segunda-feira (28). Se o centro oferecer risco, nenhum evento será realizado”, afirmou o diretor de operações do Prominas, Estevão Fiuza. O órgão é responsável pela administração do local.

Uma das alternativas para sanar o problema, conforme Estevão Fiuza, é a retirada do forro. A construtora Viatécnica é a responsável pela obra.

O desprendimento das placas foi reflexo da forte chuva que caiu em Belo Horizonte na sexta-feira. No dia, a grande concentração de goteiras chamou a atenção da organização, que acionou o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o tenente Vinícius Calçado, do 1º Batalhão, a água da chuva teria vazado sobre o forro, causando infiltração e encharcando as placas. “As placas são de lã de vidro, têm cerca de 60 centímetros de largura e pesam quase 20 quilos. Elas estão a aproximadamente 20 metros do chão. Uma pessoa poderia morrer se fosse atingida”, afirma o tenente. Foi o militar quem recomendou a interdição do Expominas.

O cancelamento não foi bem recebido pelos expositores. Um deles, que não quis se identificar, afirmou que a empresa pagou R$ 30 mil pelo uso de 60 metros quadrados. Cerca de 30% do faturamento era esperado para este final de semana.

Quem apostou na área de alimentação também não gostou da suspensão. “Não valeu a pena participar”, afirmou a proprietária da Bob Ben Gelateria, Silvana Velloso, que investiu cerca de R$ 3 mil para usar quatro metros quadrados. A organização não informou se os empresários que investiram na Bienal serão ressarcidos.

Enquanto os expositores deixavam o Expominas, dezenas de visitantes chegavam ao local para visitar a feira. Entre as pessoas que ficaram frustradas com o cancelamento estavam as irmãs Isa Vitória, de 7 anos, e Isabela, de 5. Chorando, as duas ganharam um picolé como consolo. “É decepcionante ver um evento desse porte terminar assim. Agora, teremos que esperar mais dois anos”, disse o pai das meninas, Cesar Domingos.


 
COMUNICADO OFICIAL - BIENAL DO LIVRO DE MINAS

Após as chuvas ocorridas na noite desta sexta-feira (25/05), a organização da Bienal do Livro de Minas, representada pela Fagga | GL exhibitions e pela Câmara Mineira do Livro, por precaução, acionou a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros na manhã deste sábado (26/05) a fim de avaliar as condições estruturais internas do Expominas, e verificar se o mesmo está apto a continuar recebendo o público visitante do evento neste final de semana.

Como medida cautelar, o Corpo de Bombeiros determinou a interdição do Expominas até que haja um laudo técnico que ateste a segurança do local.

A Organização da Bienal do Livro agradece a compreensão de todos e reforça seu compromisso com o público visitante, expositores, patrocinadores e apoiadores, mantendo a todos informados assim que houver novidades.


0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB