REPÚBLICA DA COXINHA

|


Léo Burguês é reeleito presidente da Câmara de Belo Horizonte

Publicação: 01/01/2013 17:57 Atualização: 01/01/2013 20:26
 (Sidney Lopes/EM/D.A Press)

Em uma reviravolta surpreendente, o vereador Léo Burguês (PSDB) foi reeleito, nesta terça-feira, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte em primeiro turno. Ele obteve 21 votos contra 14 dados ao adversário e vereador Henrique Braga (PSDB).

O fiel na balança para a vitória de Léo Burguês foi a bancada do PT, com a maioria se abstendo de votar. Dos seis vereadores da bancada do PT, apenas Silvinho Rezende deu seu voto a Henrique Braga. Mais cedo, antes da posse, que começou com mais de uma hora de atraso, os vereadores ainda se reuniam para fechar as chapas que iriam concorrer para a direção do Legislativo nos próximos dois anos.

Eram cotados para a disputa, além de Léo Burguês e Henrique Braga, os vereadores Bruno Miranda (PDT) e Pablito (PSDB). Nessa terça-feira, o presidente do PSDB de Minas e deputado federal Marcus Pestana disse que já estava acertado entre os tucanos e Lacerda que o escolhido seria Henrique Braga. Pestana chegou a dizer que ainda havia “alguma divergência” envolvendo a resistência de Burguês de abrir mão da candidatura. Mas nada, segundo o dirigente tucano, que não pudesse ser contornado e o PSDB marchasse unido em torno de Braga.

O vereador Henrique Braga confiava no apoio do PT para se eleger presidente da Câmara. “Se o PT tiver juízo, eles votam comigo”, disse o vereador tucano antes de bater chapa com o colega de bancada. Ele também argumentou que Burguês estava cometendo “suicídio político dentro do partido” com a postura de peitar a decisão partidária de não apoia-lo para um segundo mandato na Casa. Após a confirmação da vitória de Burguês, Braga disse que a Câmara estava divida e que isso implicaria problemas para a tramitação de projetos na Casa.

Sem ressentimento

Léo Burguês, por sua vez, convocou a imprensa para uma coletiva logo após a eleição – marcada por brigas nas galerias entre partidários dos dois candidatos, precisando de intervenção dos seguranças da Casa para apartar os envolvidos em socos e pontapés. Burguês disse que não guardava ressentimentos dos dirigentes do PSDB e, ainda, do prefeito. Na tarde desta terça-feira, o vereador Iran Barbosa (PMDB) garantiu que Bruno Miranda seria o preferido de Lacerda para ocupar a presidência da Câmara.

Burguês enfatizou que vai buscar a união entre os vereadores, incluindo os petistas que não votaram nele. “Nosso grupo poderia ter fechado uma chapa completa. Achei mais prudente não fazer isso para buscar o entendimento”, disse. O presidente reeleito da Câmara se referia aos dois cargos sem indicação de nomes, o segundo vice-presidente e o primeiro secretário, que devem fazer parte dessa negociação. 

 (Tulio Santos/EM/D.A Press)

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB