Valter Campanato/Abr
Gilberto Carvalho
Ministro é enfático na defesa do partido que ajudou a criar

BRASÍLIA - Em um discurso para prefeitos petistas, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) afirmou nesta segunda-feira (28) que "não podemos aceitar a pecha de que o PT foi quem inventou a boquinha". Carvalho defendeu que o PT trabalhe contra tentativas de desgastar a imagem do partido, especialmente da oposição. A fala ocorre dois meses após o STF (Supremo Tribunal Federal) concluir o julgamento do mensalão condenando ex-integrantes da cúpula do partido, como o ex-ministro José Dirceu.
Fundador do PT, Carvalho enalteceu a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi chefe de gabinete, e da presidente Dilma Rousseeff. Segundo ele, os petistas conseguiram colocar órgãos de fiscalização para funcionar e mudaram a cultura política acabando "com a ideia de que se utilizam dos cargos públicos para fazer carreira", no lugar de encará-los apenas como serviço. "O PT e os partidos aliados é que conseguiram aqui em Brasília fazer funcionar para valer a Polícia Federal, criaram a CGU (Controladoria Geral da União), porque entendemos é que e é preciso ter transparência no Estado, inclusive quando dói na própria carne", disse.
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que a orientação da presidente é para que o governo atenda as demandas do município para viabilizar que os prefeitos possam atender à população com o que ela necessita seja em educação, saúde, saneamento.
Essa seria uma receita, inclusive, para enfrentar a crise financeira internacional, pois isso causa reflexo no consumo interno. Ideli ainda provocou indiretamente a oposição. "Vamos avançando e mexer no que precisa mexer, mas fazendo a parceria com os que querem a melhoria do Brasil e os que não querem, beijos", concluiu a ministra.