O HOMEM QUE, NA SIEMENS, JUSTIFICOU SUA DEMISSÃO DEVIDO A UM "TALVEZ TENHA ASSINADO ALGUNS DOCUMENTOS SEM O DEVIDO CUIDADO" NEGA PARTICIPAÇÃO NA ROUBALHEIRA COM A TUCANAGEM PAULISTA

|

15/08/2013 - 03h10

Ex-presidente da Siemens nega corrupção

FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO

O ex-presidente da empresa Siemens Adilson Primo negou participação em crimes de formação de cartel e corrupção, em depoimento prestado a promotores do Ministério Público de São Paulo na tarde de ontem.

Segundo a Folha apurou, Primo disse que contratos de consultoria da Siemens com empresas suspeitas de serem intermediárias de pagamento de propinas a agentes públicos passaram por auditoria interna e nenhuma ilegalidade foi constatada.

No depoimento, o ex-presidente da companhia também não apresentou informações sobre a suposta participação de outros funcionários da Siemens na formação de cartel ou no suborno de políticos ou servidores.

Primo comandou a Siemens no Brasil de 2001 a 2011 e foi demitido sob a alegação de que tinha movimentado conta bancária no exterior sob investigação de autoridades do Brasil e de Luxemburgo.

Atualmente ele exerce o cargo de secretário municipal na cidade mineira de Itajubá.
Em delação feita em maio ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a atual direção da Siemens relatou que executivos da empresa atuaram na constituição de cartéis em licitações de trens no Estado de São Paulo de 1998 a 2008, em conluio com outras empresas.

As informações prestadas pela Siemens levaram o Ministério Público a formar uma força tarefa para investigar os crimes ligados às concorrências sob suspeita.

O depoimento de ontem foi colhido por integrantes do Gaeco (grupo de combate ao crime organizado) e da Promotoria do Patrimônio Público e Social.

Explicações sobre o funcionamento e as estruturas da Siemens consumiram a maior parte do testemunho.

Primo afirmou que como presidente da empresa não tinha conhecimento detalhado sobre todas as ações da companhia e não veio a saber sobre sobre as supostas práticas ilegais delatadas pela Siemens ao Cade.


SIGILO

A realização do testemunho não foi divulgada pelo Ministério Público, mas após o executivo ser visto nos corredores da Promotoria do Patrimônio Público e Social, o promotor de Justiça César Dario Mariano da Silva confirmou que ele foi ouvido.

"O conteúdo do testemunho é sigiloso. Por isso posso apenas dizer que, por enquanto, ele [Primo] foi ouvido na condição de testemunha e, ao depor por cerca de três horas, colaborou bastante com as apurações do Ministério Público", disse. "Agora outras testemunhas serão convocadas para esclarecer os fatos", completou.

Ontem o promotor de Justiça Silvio Marques determinou a abertura de seis novos inquéritos relativos à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) após ouvir técnicos da empresa estatal de transporte.

Agora, ao todo, são 51 inquéritos sob os cuidados da força tarefa do Ministério Público. Os casos são relativos a 19 empresas suspeitas de participação nas licitações apontadas pela Siemens ao Cade.

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB