Eugênio Moraes/Hoje em Dia
Marcio Lacerda


Após dois dias de ocupação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), chamou os manifestantes de “preguiçosos” e partidários da oposição. Desde a última sexta-feira (2) cerca de 40 pessoas alojaram-se nos corredores do Legislativo. Eles querem a apresentação, pelo prefeito, em audiência pública, das contas da administração referentes ao exercício de 2012. Ainda reivindicam a abertura da planilha que compõe os custos e lucro da prestação de serviço de transporte coletivo.
 
Neste sábado (3), uma das manifestantes passou mal por ter iniciado uma greve de fome. Ana Sílvia, de 26 anos, foi atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Apesar de orientada pelos profissionais, ela recusou o encaminhamento para um hospital. A jovem assinou um termo dispensando o serviço.
 
Durante a inauguração de uma unidade de educação infantil, Marcio Lacerda disse que, no caso do transporte coletivo, as planilhas estão disponibilizadas na internet. “Vou mandar um funcionário da BHTrans na Câmara, na manhã da segunda feira. Ele vai disponibilizar um terminal de computador para mostrar a esses manifestantes, que têm preguiça de acessar a internet, esses dados que estão disponíveis”, afirmou. 
 
Lacerda também classificou o protesto como político, apesar de não citar nomes de partidos. “Isso aí é um movimento político, de militantes de partidos de oposição que foram nossos adversários na eleição passada”, completou. PT e PMDB encabeçaram a oposição ao prefeito no pleito de 2012. 
 
O socialista disse que, no caso das contas da prefeitura, foram realizadas várias audiências públicas para detalhar as ações da administração. O prefeito reuniu-se, em abril, com a Mesa Diretora da Câmara Municipal para apresentar a prestação das contas. O regimento interno do Legislativo determina a realização de uma audiência pública específica para tratar do balanço, o que não ocorreu. (Colaborou Alessandra Mendes).