MAIS UMA DO PIBINHO - NA TELEVISÃO DO AMÉM, AÉCIO SE AUTOPROCLAMA O NOVO MOISÉS E AGUARDA REDAÇÃO PELO DEUS DA PRIVATARIA (FHC) DO DECÁLOGO DA SACAGEM TUCANA QUE, EM DATA OPORTUNA, A GLOBO FARÁ ECOAR AOS LARES BRASILEIROS PELO FANTÁSTICO.

|

Aécio assume candidatura e lançará “decálogo” de campanha

Leandro Mazzini
aecio
Aécio, durante intervalo no estúdio da REDEVIDA em Brasília, nesta Terça à noite
Em rede nacional de televisão na noite desta terça-feira, com tom conciliador sobre José Serra e de evidente pré-campanha, o senador mineiro Aécio Neves, presidente do PSDB, não deixou dúvidas de que será o candidato do partido a presidente da República. Disse que engana-se quem pensa ser Serra um adversário interno ou problema: 'Revelo que tivemos uma longa conversa na Segunda-feira (4)'.
Se o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua campanha de 1994, mostrou os cinco dedos da mão como mote, Aécio – que o elogiou muito na TV – seguirá a linha do aliado: até a segunda quinzena de Dezembro, revelou, lançará um “Decálogo'' programático que norteará sua campanha para o Planalto. Essa base do programa de campanha, segundo revelou, será fruto de debate entre a Executiva do partido e governadores. Em tese, mostrará as duas mãos e os dez dedos com os tópicos que abordará nos debates. Entre eles, reforma administrativa, política fiscal austera, Infraestrutura etc.
Por 1h20, Aécio foi entrevistado no Frente a Frente da REDEVIDA de Televisão, ao vivo e em rede nacional, por este repórter e a jornalista Denise Rothenburg (Correio Braziliense), e não titubeou ao indicar que é o candidato. Atacou a presidente Dilma e a gestão petista:
- O Planalto já não é um Palácio, virou um Cabo Canaveral, a cada semana se faz um lançamento ali – ironizou, sobre sucessivos programas de governo lançados pela presidente Dilma (PT).
Embora tenha atacado a gestão atual, Aécio mostrou que, se presidente, seguiria algumas linhas atuais. Não concederia autonomia ao Banco Central (é contra projeto do primo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que dá autonomia à instituição), defendeu o câmbio flutuante e reforçou que manteria os programas sociais consolidados. Olhará para a frente na campanha, sem esquecer do retrovisor: defenderá tais sociais porque são embriões do governo FHC.
- Fiquei apenas triste porque Lula e Dilma não convidaram o ex-presidente Fernando Henrique para a cerimônia dos 10 anos do Bolsa Família – disse.
Mais Médicos
Numa revelação surpreendente, ao contrário da grita da oposição, Aécio disse ser a favor do programa Mais Médicos, 'Mas com aprovação pelo Revalida, com mais condições para os profissionais trabalharem e mais qualificação''. Em suma, manteria o programa numa eventual gestão sua.
O chamado choque de gestão que o catapultou aos holofotes nacionais foi citado por ele para criar um cenário para a Esplanada. Ele defende um governo enxuto.
- Num governo do PSDB haverá 22 ministérios – resumiu.
No entanto reconheceu o endividamento e a situação difícil pela qual passa o Estado de Minas Gerais, que governou por oito anos e que hoje tem R$ 19 bilhões de dívidas contraídas apenas com bancos internacionais de fomento. Aécio apontou que esse é um cenário de todos os Estados, e está confiante de que a aprovação do PLC 238 em debate no Senado – o que muda o index de cálculo da dívida (pública) dos Estados com União, pode causar um alívio nas contas.
Aliado e 'adversário'
A todo momento o senador mineiro evitou polemizar sobre José Serra, o citou poucas vezes, nas quais lembrou que houve avanços nos laços políticos entre os dois. 'Serra é um homem de partido, tanto que ficou no PSDB', comentou o senador, para emendar que o tucano paulista será um forte aliado futuro.
Sobre o eventual adversário Eduardo Campos (PSB), Aécio acredita que eles podem se somar na campanha, e indicou que o PSDB e PSB terão total autonomia – tanto dele, quanto de Campos – para fechar alianças locais as quais eles não vão interferir. 'E cada partido fará campanha para seu candidato', sentenciou.

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB