POR RODRIGO RODRIGUES
 
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quarta-feira (22) que há “certo exagero” da Alshop (Associação dos Lojistas de Shopping) em sugerir a criação de “rolezódromos” por parte da Prefeitura e do Estado para conter a onda de ocupações de shoppings por jovens da periferia, os chamados 'rolezinhos'. 
 
Segundo o prefeito, o problema dos 'rolezinhos' está sendo discutido de forma equivocada e é preciso "dialogar mais com jovens" antes de sugerir soluções repressivas e excludentes. 
 
“Acho que está havendo certo exagero. Os meninos que estão participando desses ‘rolezinhos’, e que estão em contato conosco, é uma garotada de menos de 18 anos. É um pessoal que quer namorar e se encontrar pra conversar. É mais uma questão de conversa, pactuação e acordo do que propriamente repressão. Acho que nós estamos dando a prova de que a violência nunca é a melhor resposta para esses casos.  Se nós conseguimos reocupar a Cracolândia com conversa, acho que estamos dando a prova de que é possível dialogar com a cidade e estabelecer acordos com todos os cidadãos”, disse Fernando Haddad. 
 
Em resposta ao pedido da Alshop de criar e abrir mais espaços públicos para os jovens na cidade, o prefeito de São Paulo disse que vai assinar um decreto no dia do aniversário de 460 anos do município restaurando a gestão compartilhada dos Céus (Centros Educacionais Unificados) entre as secretarias de Cultura, Esporte e Educação.
 
Essa gestão compartilhada, segundo Haddad, vai poder oferecer mais atividades para os munícipes nas periferias. O mesmo também deve acontecer com os Clubes Comunitários da cidade, conhecidos como CDCs, segundo o prefeito de São Paulo. 
 
“Independente de serem conveniados ou não, nós vamos iluminá-los e abri-los a noite para que a garotada tenha outras oportunidades de lazer. Nós não queremos volume alto ao lado da casa de um trabalhador que precisa acordar as 4 horas da manhã. Mas num lugar próprio pra isso, porque não cultivar as centenas de ritmos musicais que o Brasil produziu para o mundo?!”, afirmou Haddad em referência a possíveis bailes funks.
 
Ciclovias e bicicletários
O prefeito esteve nesta quarta-feira no largo da Batata, região Oeste, para inaugurar a primeira fase da chamada "Operação Urbana Faria Lima". O obra incluí a modernização do sistema viário local e a construção de equipamentos públicos em toda a extensão do eixo que vai até Avenida Berrini. 
 
Durante o evento, o prefeito também prometeu entregar em até quinze meses cerca de 37 quilômetros de ciclovias no trecho que vai até o terminal João Dias. O prefeito também prometeu vários bicicletários em toda a extensão e um sistema integrado entre as ciclovias e os terminais de ônibus, que oferecerão bicicletas por uma hora gratuitamente, tudo integrado ao Bilhete Único.  
 
O próprio Largo da Batata terá um desses bicicletários, segundo Fernando Haddad.