Frederico Haikal/Hoje em Dia
Dilma em vista ao Senai
Dilma disse que adora fazer selfies

De passagem por Minas Gerais pela segunda vez desde o início da campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse nessa quarta-feira (20), em Belo Horizonte, que ela e seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não estão preocupados em atrair o eleitorado do ex-presidenciável Eduardo Campos (PSB) no Nordeste. O candidato morreu em um acidente aéreo no dia 13 de agosto. 
 
Segundo Dilma, o foco é mostrar a continuidade e a capacidade de “avançar mais” desde o primeiro governo do PT. Ela evitou comentar um possível segundo turno com a candidata Marina Silva (PSB), segundo apontou pesquisa Datafolha na segunda-feira (18). 
 
“Lula não está muito focado nessa questão do eleitorado de Campos no Nordeste, não. Nós achamos que somos, eu e ele, o mesmo projeto, e não tem a ver com A, B ou C. Represento a continuidade dele e a construção de um novo crescimento para o Brasil”, disse. Sobre Marina, resumiu: “O povo saberá me dissociar de Marina”.
 
A entrevista coletiva foi concedida depois de quase três horas de atraso e após selfies da petista com alunos do Senai (Sistema Fiemg) do Bairro Horto, Região Leste da capital. 
 
Durante a visita, Dilma foi flagrada pedindo “ao pé do ouvido” de um dos alunos do Senai que tirasse uma foto com ela no celular e compartilhasse nas redes sociais. Ela teria dito ao jovem: “Posta aí”. Aos jornalistas, a petista negou a informação mas assumiu que “está amando fazer selfies”. 
 
Questionada sobre uma possível estratégia de “humanização”, Dilma brincou: “Esses estereótipos que vocês criam... Sou humana, não sou marciana”, brincou. “Sabe há quanto tempo eu tiro selfie? Desde que a Dilma Bolada me colocou como selfie dela”, acrescentou. 
 
Antes de circular pelo Senai, onde gravou para o programa eleitoral gratuito na TV, segundo o comitê petista de Brasília, a presidente foi recebida na base aérea da Aeronáutica, na Pampulha, pelo candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT), pelos prefeitos de Governador Valadares, Elisa Costa (PT); Contagem, Carlin Moura (PCdoB); e Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT), além do coordenador de sua campanha em Minas, ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. 
 
Dilma chegou ao Senai com um grupo de assessores e os ministros da Educação, Henrique Paim, e da Comunicação Social, Thomas Traumann. De acordo com a assessoria, ela viajou em avião oficial para cumprir agenda presidencial, mas os gastos com deslocamento, alimentação e combustível serão pagos pelo partido, por causa da gravação de material para a TV. O valor não foi informado.
 
Petista diz que Pronatec dá chance de crescimento
 
Durante a visita ao Senai, a presidente Dilma Rousseff destacou que o Pronatec é um dos programas do governo federal dos quais ela mais se orgulha, por dar a “oportunidade de crescimento”. Ela comemorou o fato de o programa já ter atingido a meta estabelecida para dezembro deste ano de 8 milhões de matrículas. O Senai visitado pela petista tem cursos de qualificação com 80% de alunos do Pronatec, entre as escolas de Moda, Eletroeletrônica, Automotiva e Gráfica. 
 
“Queremos atingir a marca de 12 milhões de matriculados e vamos dar ênfase para micros e pequenos empreendedores agora. Pensamos em fazer uma parceria com o Sebrae. Tenho especial orgulho pelo Pronatec porque muda o Brasil. Vamos entrar em novo patamar de crescimento e essa é uma das plantações que colheremos”. 
 
Metrô E BR-381
 
Dilma voltou a destacar que as obras da BR-381 estão “encaminhadas” - faltam dois lotes para serem licitados e os outros estão em fase de obras -; que a ampliação do metrô de BH não teve apoio do governo FHC; e que o governo de Minas está readequando o cronograma e a previsão de gastos do projeto da linha 3. 
 
“Cada projeto (metrô nas capitais) está em uma fase, depende de quem está guiando. Cada um tem suas diferenças. Não estou falando do governo estadual”, comentou. “Vale lembrar que o esforço que as cidades estão fazendo para ter metrô não teve antes investimento do governo federal de forma sistemática”, completou. 
 
No dia 13 de setembro, Dilma estará voltará a BH para agenda no bairro Santa Teresa.