Eleições em Contagem – como erram as pesquisas!

|

Na última sexta-feira, 03/10, foi publicado no jornal SUPERNOTÍCIA pesquisa do instituto Sensus Pesquisa e Consultoria, cujas projeções indicavam uma vantagem de 6 pontos a favor do candidato Ademir Lucas-PSDB que teria 34,4% das intenções de voto sobre a Petista Marilia Campos que estaria com 28,4%.

Dentre os argumentos do texto está à vaticinação de que Ademir Lucas estaria eleito com aquele resultado. O instituto Sensus só esqueceu do detalhe de que o município de Contagem conta com mais de 200.000 eleitores e, para que isto ocorresse, o candidato Ademir Lucas precisaria de mais de 50% dos votos válidos.

O resultado das urnas em primeiro turno mostrou outra coisa, Marília Campos ficou em 1º. Lugar com 43,87% e Ademir Lucas em 2º. com 37,39% dos votos válidos e a eleição será definida só no segundo turno de votações.

Reafirmo aqui que pesquisas eleitorais e textos cuidadosamente dissimulados tem sido utilizados para ludibriar o eleitor e como forma de alavancar candidaturas. Isto é um risco para a lisura dos pleitos democráticos.

Leia abaixo o texto em sua íntegra.


Ademir Lucas venceria em Contagem

De acordo com pesquisa Sensus, ex-prefeito tucano está na liderança e impediria a reeleição. Se a eleição em Contagem fosse hoje, o ex-prefeito Ademir Lucas (PSDB) estaria eleito. De acorco com a pesquisa realizada pelo instituto Sensus Pesquisa e Consultoria, o tucano conta com 34,4% da preferência do eleitorado. A prefeita Marília Campos (PT), que tenta a reeleição, tem 28,4% das intenções de voto.

Em terceiro lugar aparece o deputado estadual do PCdoB Carlin, que foi o escolhido de 7,2% dos entrevistados. Paulo Mattos (PTB) tem 4,8% das intenções de voto, enquanto o candidato peemedebista Sancler registra 1,2%. Os candidatos Leo Antunes (PSB), professor Pimenta (PSOL) e Israel Pinheiro (PSTU) não chegaram a alcançar 1% das intenções de voto. Disseram que não sabem em que votar e não responderam 14,2% dos pesquisados.

Como a margem de erro da pesquisa é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico, mas somente na simulação em que Ademir Lucas aparece em sua pior situação (4,4 pontos percentuais a menos) diante de Marília Campos.

Na análise da rejeição dos candidatos, a situação também é bem favorável a Ademir. Ele tem menor rejeição (19,8%) do que a sua adversária mais próxima. Dos entrevistados, 28,8% afirmaram que não votariam em Marília Campos.

Outros 5,6% não votariam em Paulo Mattos, 3,6% rejeitaram Sancler e 3,4% não escolheriam Carlin. Professor Pimenta é rejeitado por 2% dos pesquisados, Israel Pinheiro por 1,4% e Leo Antunes por 0,8% (veja quadro ao lado).

A pesquisa, contratada por Carlos R. Ferreira, foi realizada entre em 27 e 28 de setembro e registrada como número 25/2008.

8 comentários:

Anônimo disse...

correto. Lembro porém, que em outra pesquisa, a Prefeita disse que ganharia também em primeiro turno, com 50% dos votos válidos, não deu, deu segundo turno.

Lingua de Trapo disse...

Sim, eu vi isto também. Eu só não comentei porquê Ademir Lucas estar à frente das pesquisas em Contagem chama mais a atenção. E como eu destaquei, o erro grosseiro desta pesquisa está na nota técnica.

Unknown disse...

Bem lembrado Sandro.Acho que não é só "alguns" institutos de pesquisa que são mal intencionados. Tiveram a intenção de enganar o eleitor e se deram mal. A diferença não é tão considerável, para a petista que está com a máquina na mão, sei não...
O povo está mais critico e menos manipulável.

Anônimo disse...

Essa pesquisa do super foi encomendada. O Ademir Lucas é falso e ladrão.

Anônimo disse...

Essa pesquisa do super foi encomendada. O Ademir Lucas é falso e ladrão.

Anônimo disse...

Essa pesquisa do super foi encomendada. O Ademir Lucas é falso e ladrão.

Anônimo disse...

Esta pesquisa foi para o PRIMEIRO TURNO !!! Ou seja, os outros 50% dos votos válidos que o Lingua de Trapo falou que foi esquecida na pesquisa na verdade não foi esquecida, eles estão distríbuidos entre os outros candidatos. Lingua de Trapo, bacana o seu blog, mas independente do que a matéria falou, vc errou. Se quer falar sobre um determinado assunto e queira mais gente acreditando no seu blog, pesquise melhor e seja um pouco mais imparcial pois, se vc quer reportar um texto você então está fazendo papel de um reporter, e se assim for entendido, já que vc está em um meio de comunicação em massa, faça-o com postura de reporter.
Não fazer as coisas desta maneira irá levar a entender que você é uma pessoa de extrema esquerda, no caso desta matéria, você seria mais um daqueles que defendem Marilia jogando pedra no Ademir, notícia de pasquim. Corrija a sua postura ou defina-se de vez que você quer fazer um blog extremamente extremista (risos).
As suas desculpas foram aceitas... :)

Lingua de Trapo disse...

Oi, Cristian. Muito obrigado por você ter visitado o língua de trapo. Acho que os outros 50% a que você se refere é o da pesquisa da Marília Campos. Eu não os esqueci e já fiz, inclusive, uma reparação a este respeito para o Sandro Rogério. Confesso-lhe conhecer Marília Campos desde o tempo em que éramos bancários, eu no Bemge e ela no Credireal e tenho muito apreço a ela, que inclusive foi Presidente do Sindicato dos Bancários, do que a Ademir Lucas, um político com um vasto histórico de corrupção. A minha crítica quanto à pesquisa não tem a ver com os candidatos em si, mesmo porquê sequer voto em Contagem. Eu fiz uma postagem acredito que, na quarta-feira sobre o Instituto Tempo/CP2, o mesmo que dava Rômulo Veneroso como canditado eleito em Betim. Nesta mesma postagem, eu faço uma crítica a Vittório Medioli e tem um link que leva a uma lista de processos que este cidadão tem, principalmente por crimes fiscais.
Quanto ao meu posicionamento político, deixo claro aqui no blog que é de esquerda, mas eu entendo, que para atingir o objetivo que pretendo, faço o possível para não marcar o meu blog pelo partidarismo senão, concordo com você, ele acaba virando um panfleto político e perde o seu papel de esclarecer.OK? Um abraço

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB