Os detalhes da pesquisa Ibope em BH

|

Publico neste post, o que você certamente não verá na TV e tampouco nos Jornais. É a nota técnica da pesquisa de intenção de votos para o segundo turno em BH, realizada nos dias 13 e 14 de outubro pelo Ibope.

Se é que tenho o direito a inferir minha opinião, os dados segmentados da pesquisa indicam, uma consolidação de Quintão em subestratos significativos da população, tais como, entre as mulheres, entre os que tem curso superior e, ainda, entre os mais jovens.

Há aqueles que não acreditam, mas as eleições de BH revelam uma insatisfação real com a candidatura de Márcio Lacerda. Isto se explica comparando os votos válidos dos principais opositores da candidatura Lacerda no primeiro turno, com as projeções realizadas tanto pelo Ibope quanto pelo DataFolha.

RESULTADOS DO PRIMEIRO TURNO
- Márcio Lacerda: 43,59%
- Leonardo Quintão: 41,26%
- Jô Moraes: 8,82%
- Sérgio Miranda: 3,40%

O somatório das três principais candidaturas de oposição alcança 53,48% do eleitorado. Este número nos permite inferir que, há sim, uma impregnação de viés ideológico nesta eleição considerando, principalmente, que não há transferência para Lacerda, dos invejáveis índices de popularidade dos governos de Aécio e Pimentel, seus principais cabos eleitorais.

E, também, é um engano quem pensa que Quintão será eleito apenas pela periferia, pelos evangélicos e pelos mais ignorantes, pois não é isto que a pesquisa do Ibope demonstra e, com muita clareza.

PESQUISA DO DATAFOLHA:
O Datafolha publicou ontem, pesquisa realizada nos dias 16 e 17 sobre a intenção de votos para o segundo turno de BH. Até o momento em que finalizava este post, o Datafolha só havia apresentado os resultados sumários, sem a respectiva nota técnica e tampouco os dados segmentados, conforme apresentado a seguir:

Intenção Total
- Leonardo Quintão: 47%
- Márcio Lacerda: 37%
- Brancos e Nulos: 8%
- Indecisos: 7%

Considerando apenas os votos válidos, que excluem-se votos brancos, nulos e eleitores indecisos.
- Leonardo Quintão: 56%
- Márcio Lacerda: 44%

Minhas conclusões:
A pesquisa do Data Folha, apesar de aparentemente estreitar a vantagem entre Lacerda e Quintão, apresenta a mesma tendência do resultado do primeiro turno, do qual mencionei no topo desta postagem.

Na minha opinião, apesar dos duros ataques da campanha de Lacerda contra Quintão, este sairá vencedor no dia 26 a menos, claro, que um fato de grande repercussão seja apresentado a este eleitorado até o dia da eleição.

Mas pelo andar da carruagem, o revés pode ocorrer contra o próprio Lacerda, conforme já se vê borbulhando pela Internet, matérias com nome e sobrenome, envolvendo o próprio Lacerda e uma certa cúpula do PT municipal.
Leia aqui, e aqui, e aqui e, finalmente, aqui.

VEJA A NOTA TÉCNICA COMPLETA DO IBOPE

O primeiro levantamento do IBOPE Inteligência sobre o segundo turno da sucessão municipal em Belo Horizonte indica uma mudança na posição dos candidatos em relação ao resultado do primeiro turno:
- Leonardo Quintão: 51%
- Marcio Lacerda: 33%
- Brancos/Nulos: 6%
- Indecisos: 9%

Considerando apenas os votos válidos, que excluem-se votos brancos, nulos e eleitores indecisos.
- Leonardo Quintão: 61%
- Marcio Lacerda: 39%

Destaques por segmento
Quando analisado o perfil demográfico do eleitorado da capital mineira, o peemedebista lidera em quase todos os segmentos, com exceção da faixa que compreende os eleitores com 50 anos ou mais, na qual os candidatos encontram-se tecnicamente empatados (Quintão 43% e Lacerda 41%). Em contrapartida, entre os eleitores mais jovens (16 a 24 anos), Leonardo Quintão tem uma vantagem de 35 pontos percentuais comparado a Marcio Lacerda, registrando 61% e 26%, respectivamente.

Outro destaque favorável ao candidato do PMDB se dá entre as mulheres, já que a vantagem do peemedebista sob seu adversário é de 24 pontos percentuais neste segmento, atingindo 54%, contra 30% de Lacerda. A mesma vantagem (24 pontos) é verificada no segmento com ensino superior, no qual Quintão tem 55% e Lacerda 31% das intenções de voto.

Espontânea
Quando a pergunta sobre a intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, as colocações se mantêm e Leonardo Quintão é mencionado espontaneamente por 49% dos entrevistados, enquanto Marcio Lacerda recebe 32% das menções. Votos brancos e nulos são declarados por 7% dos eleitores e outros 12% declaram-se indecisos sobre sua intenção de voto.

Decisão de voto
Quando os eleitores são questionados sobre sua decisão de voto, 71% declaram que é definitiva enquanto 21% afirmam que ainda pode mudar até o dia da votação.

Expectativa de vitória
O IBOPE Inteligência também perguntou aos eleitores quem eles acham que será o próximo prefeito, independentemente de sua preferência. Nesse cenário, diminui a distância entre os candidatos: a percepção de quase metade dos entrevistados (48%) é que Quintão será eleito, enquanto Lacerda recebe 38% de menções.

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB