O Jornalismo de aluguel do Estado de Minas

|

.
Confirmadas as suspeitas levantadas por este Língua de Trapo na postagem Bola para o Em Cima da Notícia e, não tardou muito para que o Jornalista Luis Carlos Gusmão, editor do blog Em Cima da Notícia, respondesse às reportagens sob encomenda produzidas pelo Jornalista Luiz Ribeiro e publicadas no Estado de Minas, o jornaleco de aluguel da Rua Goiás.

O prefeito ficha suja Jadeu Leite, como é do seu feitio, escalou alguns jornalistas para, informalmente, serem seus porta-vozes. Um deles, Luiz Ribeiro, cumpre à risca esse papel. Usa o jornal Estado de Minas, de abrangência estadual, para defender os interesses do chefe, nem que para isso tenha que recorrer a mentiras e passar por cima de princípios jornalísticos, como cumprir o contraditório e ouvir o outro lado.

Nos últimos dias Ribeiro tem assinado uma série de reportagens tendenciosas e inverídicas em defesa de Jadeu Leite. Como quando escreveu que a usina de lixo tinha sido desativada, entre outras bobagens, sem ouvir ninguém da Esurb. Depois, teve que se retratar, embora de forma tímida. Agora, afirma que o prefeito anunciou a assinatura de um decreto suspendendo todos os contratos administrativos de funcionários não-concursados. De novo, e propositalmente, deixou de ouvir o outro lado: E mais: ignora a lei.

A verdade é que todos os contratos de fornecedores (transporte escolar etc) foram encerrados no último dia do ano passado, podendo ser prorrogados ou não. O repórter em questão, que atuou ativamente na campanha do prefeito ficha suja, perdeu a condição moral e a isenção necessárias para fazer matérias sobre questões como essas. É preciso que a comunidade repudie esse tipo de atitude, dizendo não ao Estado de Minas. Com a volta do Jadeu, volta também uma prática execrável, que é jornalista escrever matéria e outro assinar, como está ocorrendo no jornal do "Barato Grana". E de tabela, o portal montesclaros.com cai no mesmo ridículo, estampando a matéria em seu mural.

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB