O LÍNGUA DE TRAPO CHAMA "ÀS FALAS" O JORNALISTA KENNEDY ALENCAR

|

Para colocar fim à polêmica causada por uma matéria publicada na Folha de São Paulo em 23/01, de autoria do Jornalista Kennedy Alencar e, que revelou uma conversa entre o Senador Sérgio Guerra e o Governador Aécio Neves, o Língua de Trapo chamou "às falas" o articulista da Folha para esclarecer a celeuma levantada pelos tucanos ligados a Aécio e pela imprensa mineira.

Considerando tão somente o desenrolar dos acontecimentos políticos dos últimos quinze dias, tudo faz crer que o jornalista não fez nada além do que pede o seu ofício e refletiu na dita reportagem, os movimentos políticos feitos pelo governador paulista com seus aliados em detrimento das pretensões de Aécio dentro do partido, por mais que queiram fazer parecer o contrário os jornais de Belo Horizonte e o próprio Senador Sérgio Guerra que, diga-se de passagem, não merece qualquer crédito de nossa parte.

E para brindar os prestiogiosos leitores e leitoras deste Língua de Trapo reproduzo, na íntegra e com autorização do próprio Kennedy Alencar, a conversação que travamos ontem por email sobre o ocorrido. E faço questão de ressaltar que se houve algum tipo de trapaça, inclusive jornalística, pelo menos desta vez não foi a Folha de São Paulo quem a produziu.

De: Luiz Moura [soares.lc2@gmail.com]
Enviado: segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 11:55
Para: kalencar@folhasp.com.br
Assunto: NOTA A IMPRENSA DO PSDB

Bom dia Kennedy

Eu gostaria de tirar uma dúvida. Eu li sua matéria na Folha sobre a escolha de Serra para 2010. Aqui em Minas e, creio que você já tenho lido, o jornal Hoje em Dia de hoje, sem citar seu nome e com base na nota do Senador Sérgio Guerra no site do PSDB nos induz a pensar que você inventou aquele fato, a mando de Serra. Eu lhe pergunto, você inventou aquilo tudo ou o Senador Sérgio Guerra fala uma coisa em São Paulo e outra aqui em Belo Horizonte.

Responda-me francamente, pois não sou eleitor de nenhum dos dois e até simpatizo com a sua coluna.

Cláudia Rezende
Repórter
"Sábado, o PSDB publicou, em seu site, nota oficial assinada pelo presidente Sérgio Guerra em que desmente as declarações atribuídas a ele pelo jornal "Folha de S.Paulo", na edição da última sexta-feira. "Na matéria 'Presidente do PSDB afirma a Aécio que partido quer Serra', o jornalista me atribui o que eu não disse nem penso", informa trecho da nota."


-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

De: Kennedy Alencar
Enviado: segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 12:48
Para: Luiz Moura [soares.lc2@gmail.com]
Assunto: NOTA A IMPRENSA DO PSDB

Prezado Luiz, jornalista sério não inventa notícia. Publiquei o que apurei. A negativa faz parte do jogo político, porque Guerra e Aécio não querem admitir de público o que trataram reservadamente. A imprensa mineira lida com as informações como acha que deve lidar. Não sou juiz dela. Faço o meu trabalho com honestidade e sem tomar parte.
Grato,
Kennedy

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

De: Luiz Moura [soares.lc2@gmail.com]
Enviado: segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 13:07
Para: kalencar@folhasp.com.br
Assunto: NOTA A IMPRENSA DO PSDB

Então, querem fazer de você bode expiatório desta história não é? Pois bem, eu tenho um blog sem vergonha que utilizo para fazer comentários de política e outras bobagens. Você se importa se eu reproduzir sua resposta?

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

De: Kennedy Alencar
Enviado: segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 13:57
Para: Luiz Moura [soares.lc2@gmail.com]
Assunto: NOTA A IMPRENSA DO PSDB

Prezado Luiz, está autorizado a usar se achar que deve. É pública a minha opinião. Grato, Kennedy


PSDB mineiro evita atrito com paulistas
Cláudia Rezende
Repórter


Seguindo a onda de reunificação e pacificação do PSDB acenada pelo governador Aécio Neves no último sábado, tucanos ligados ao político mineiro vão deixar de lado a polêmica criada por um jornal paulista, que informou, na semana passada, que o partido não iria realizar prévias e iria optar por José Serra como candidato à Presidência da República. De acordo com o secretário-geral do partido, o deputado federal Rodrigo de Castro, os tucanos mineiros vão ignorar o conteúdo da matéria, sem procurar os responsáveis por ter “plantado” a notícia.


“A matéria causou muita perplexidade por ser o oposto do teor da reunião entre o senador Sérgio Guerra (presidente nacional do PSDB) e o governador Aécio Neves. “É uma matéria equivocada, mas vamos ignorar. Não vamos tentar descobrir quem são os responsáveis por ela”, afirmou Castro.

Ao adotar essa postura, os aliados de Aécio evitam conflitos com paulistas - políticos e Imprensa. Sábado, o PSDB publicou, em seu site, nota oficial assinada pelo presidente Sérgio Guerra em que desmente as declarações atribuídas a ele pelo jornal “Folha de S.Paulo”, na edição da última sexta-feira. “Na matéria ‘Presidente do PSDB afirma a Aécio que partido quer Serra’, o jornalista me atribui o que eu não disse nem penso”, informa trecho da nota.

O texto do PSDB esclarece ainda que, na reunião com o governador mineiro, foi reafirmado que a escolha do candidato presidencial se dará, na hora certa, por consenso ou prévias. No final, a nota informa que o partido vai garantir a todos os postulantes amplo espaço para o debate.

Resolvido o problema gerado pela matéria e definida a indicação do deputado federal Rafael Guerra (PSDB-MG) como candidato ao cargo de primeiro-secretário da Câmara, o governador Aécio Neves saiu de férias no final de semana. Ele teria viajado com a filha Gabriela e só retorna no próximo sábado para acompanhar as eleições das mesas da Câmara e do Senado, conforme sua assessoria.

Rodrigo de Castro disse que Aécio recebeu telefonemas, durante a semana, dos candidatos à presidência das duas Casas, que queriam apoio explícito do mineiro, mas que ele optou por não interferir diretamente. “É uma viagem estratégica. O que tinha que ser feito, já foi feito. Agora, é deixar o processo correr”. Um dos encarregados de elaborar o modelo de prévias do PSDB, Castro informou que aguarda resposta do Tribunal Superior Eleitoral para formatar o sistema. A preferência é por eleições abertas a todos os eleitores.

5 comentários:

Anônimo disse...

A hiper-direita põe o Kennedy na lista dos "comunas" da imprensa. Basta ter um pingo de seriedade e profissionalismo e já vira petralha.

Anônimo disse...

Língua,

meus parabéns pelo bom trabalho deste post. Vc vai longe! E obrigado também por me mostrar o tal Kennedy. Vou prestar mais atenção no mesmo. Desde jeito, daqui a pouco o mesmo está demitido mando do Vampiro.

Um abraço,

CrápulaMor disse...

Eu não sei o que os políticos pensam do Kennedy, mas, particularmente, gosto do trabalho dele. O programa de entrevistaa que ele conduz na Rede TV está na minha lista de imperdíveis. A entrevista que ele fez com a Dilma, por exemplo, foi a melhor que já vi com a Ministra. O melhor é que tudo é disponibilizado na Internet. É difícil separar impressão pessoal de "apuração" dos jornalistas. Mas, ele tem o espaço, pode publicar o que achar que deve, e arcar com as consequências. É assim que funciona a Imprensa livre e responsável.

Lingua de Trapo disse...

Para o Valdir, Márcio e Crápula. Acompanho a pouco tempo o Kennedy e tenho receio que ele acabe perdendo o emprego dele, pois lá Folha salva pouca gente. Só tem pulha.
Só para o Márcio: Espero que o SAC do Língua de Trapo tenha dado uma resposta a contendo para o cliente.
Abraço a todos

Anônimo disse...

Língua,

o SAC do Língua ficou muito bom! Isto vai gerar bons resultados. Aliás, já deve estar gerando. Pelos números até agora são 218! Parabéns!

p.s: - não se esqueça da nossa dupla caipira famosa. Parece que um deles foi aprender um pouco de Country Music nos States, não é mesmo?

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB