O DOMINGÃO DO FAUSTÃO E A CURIOSA CIDADE DOS APELIDOS DE AÉCIO NEVES

|

É TUDO PROPAGANDA, COMO SEMPRE!



Para quem é de cidade do interior, não é novidade alguma esta estória das pessoas possuírem apelidos. Todo mundo sabe que os vínculos sociais são muito estreitos e tem origem, principalmente, nas relações familiares ou no papel que cada uma dessas famílias exerce no contexto daquela comunidade. Por isso, é muito comum a pessoa ser conhecida por esses atributos ou, por qualquer outra referência equivalente, tais como ocupação profissional, local de residência e, até as não tão politicamente corretas, como aqueles que fazem referência de características físicas, comportamentos, raça, etc..

Deixando em segundo plano estas explicações, uso esse espaço apenas para manifestar o meu ceticismo quanto à aparição do Governador Aécio Neves, no último domingo, no programa Domingão do Faustão. É curioso, pois a cidade de Cláudio não é a única entre os mais de 800 municípios do estado de Minas Gerais que esta prática é usual e, tampouco, no restante do país.

Pois bem, vou desconsiderar o fato óbvio de que esta aparição de Aécio Neves no Domingão do Faustão tenha sido arrumada pela eficiente máquina de propaganda do Palácio da Liberdade, assim como, há cerca de dez dias, também arrumou aquela matéria na revista Isto é, onde Aécio se proclamou como "uma nova alternativa para o país".

Mas o melhor vem agora. Aécio Neves nos presenteou com uma grande novidade. Isso mesmo, segundo ele, em sua cidade natal, Cláudio, onde o Presidente Trancredo Neves (eleito e não empossado) conheceu e se casou com a vovó Risoleta, ele não é conhecido com Aécio nem tampouco como Governador, é conhecido como "O Cunha", numa alusão ao sobrenome de sua família.

Mas, Cunha? Que merda é essa? Só se for mesmo lá nos cafundós de Cláudio que Aécio Neves é conhecido como Cunha, pois para mim e, tenho certeza, para outros tantos milhões de mineiros e também de não mineiros, desde que Aécio apareceu na vida pública de carona na popularidade de seu avô, a ele já foram atribuídas várias alcunhas, menos esta, de Cunha. Poupe-me Sr. Aécio!

E dentre a infindável lista de alcunhas atribuídas ao Cunha, que é tão singela quanto aquela protuberância que ele ostenta entre os olhos, estão a de Playboy Carioca, Mr. Bean, Paquerador, Garanhão e vão até aquelas que insinuam supostas práticas de sua vida privada, como Aecinho do Pó, Cheirécio Neves, Aecinho-Cheira-Pó, Carreira Neves, Narizinho Neves e por aí vai. Ou será que ele já se esqueceu que nós ainda temos bem claro na nossa memória aquela ovação que ele recebeu no Mineirão, quando mais de setenta mil expectadores bradavam "ô Maradona vai sifu, o Aécio cheira mais do que você".

Mas se você quiser saber mais dos apelidos, das façanhas amorosas ou das farras do nosso querido governador, basta bater um papo com os sempre bem informados taxistas que fazem o trajeto do aeroporto de Confins ao centro de Belo Horizonte, pois as estórias que eles contam são impagáveis, assim como o rosário de alcunhas que só eles sabem bem dizer.

10 comentários:

Realidade Mundial disse...

Olá, eu cheguei na sua página procurando por esse vídeo do Faustão de domingo passado. Isso é um caso clássico de mensagem subliminar.
Repare na camiseta do Faustão, um S e um J, não lembra José Serra?

Lingua de Trapo disse...

Caro Daniel, eu tenho tanto nojo dessa gente que tapo o nariz quando tenho que postar uma imagem deles. Mas acho que você tem razão.

Anônimo disse...

Caro Língua,

estavas inspirado neste post, hein?

Muito bom e direto no ponto, sem rodeios e frescuras. Parabéns!

Um abraço,

Lingua de Trapo disse...

Valeu Márcio.

Anônimo disse...

É uai!

O Aécim Cheira-Pó é o nosso "ASPIRANTE (snif!) A PRESIDENTE". (risos)

Morro de medo desse cara...

Marina disse...

Apelidos existe mesmo em muitos lugares, ainda mais em cidades pequenas, mais Cláudio foi pioneira em sua LISTA TELEFÔNICA DE APELIDOS, e isso desperta a curiosidade das pessoas. É uma pena que isso irite algumas pessoas. Entao façam por merecem, e tentem aparecer no Faustao, ao inves de ficarem se roendo de inveja e criticando.

Lingua de Trapo disse...

Inveja de aparecer no Faustão? KKKKKKKKKKKKKK Me poupe.

Anônimo disse...

Sou cláudiense e é verdade que Cláudio é a Terra natal de Aécio Neves, foi a cidade onde sua avó Risoleta Neves passou os ultimos anos de sua vida, onde morreu alguns anos atrás. Mas a história de que todos na cidade o chamam de Cunha é um pouco exagero. Que "Cunha" é o sobrenome de sua família é verdade. Mas poucas pessoas na cidade o chamam assim, somente os mais intimos. Muitos sabem que seu apelido é Cunha, mas o tratam pelo nome de batismo Aécio.

Fabiana Silva disse...

O nome mesmo diz Trapo, pois quemfaz um comentário estrucholu como este não se passa de um trapo, um trapo que vem dizer mal do sobrenome Cunha que são milhares de Cunhas espalhados por este Brazi.
As ações do Aécio no estado de Minas, são ações efetivadas, diferente das PROMESSAS DO PAC DE DILMA QUE NÃO PASSA DE UMA PROPAGANDA PAGA PELA MÁQUINA PÚBLICA DISCARADAMENTE....Minas viu que Aécio faz..e o Brasil viu o que do PAC?
Fica provado aqui que este trapo vem querendo denigrir a Cultura da Cidade Claudio instalada anos, mas isto e normal para o PT em não querer que o povo crie sua própria opnião sobre os candidatos a presidência, afinal foi com esta atitude que o probre povo brasilerio continue votando em pessoas como vocês

Bianca Seidel disse...

Eu nao sei se vc sabe mas o sobrenome Cunha vem de uma familia muito bonita e que tb foi muito importante nao só para minas como para o Brasil!
Seu pai Aécio Ferreira da Cunha foi deputado muitos anos e em minas as pessoas simplismente o adoram por tudo oque ainda faz de graça por muita gente carente principalmente no interior,gente que provavelmente nem vota...
O Seu Avô Foi ninguém menos que Tristão da Cunha esse eu nem preciso escrever sobre ele que se vc perder menos o seu tempo falando os "apelidos" do Aécio e procurar saber da importancia desse homem provalvelmente ficaria envergonhado...
Seu Tio Foi o Filósofo Celso Cunha que acaba de ser homenageado pela academia brasileira de letras,vc provavelmente aprendeu o seu português que usa "democraticamente" para só meter o pau em pessoas que vc nem sabe quem são...Bom agora vc já sabe um pouquinho sobre a familia Cunha...

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB