ACORDA MINAS, ESTÁ CHEGANDO A HORA DE MUDAR!

|


Estamos vencendo a luta contra a fome e a desnutrição, diz Patrus

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou hoje (13) que o Brasil está vencendo uma luta histórica contra a fome e a desnutrição.

“Estamos avançando muito e devemos colocar isso sem arrogância e sem falsa modéstia, para que possamos pensar nos desafios”, disse ele, ao participar do seminário Exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que marca a Semana Mundial da Alimentação.

Patrus Ananias lembrou o compromisso assumido pelo país de erradicar a fome até 2050. Segundo ele, o Brasil se aproxima do montante de 20 bilhões de euros por ano investidos em programas sociais. “É uma opção clara, um esforço para colocar as políticas sociais no campo das políticas públicas, superando o clientelismo e o assistencialismo”, disse.

De acordo com o ministro, os desafios na segurança alimentar incluem “integrar a lei à realidade” sobretudo quando o assunto são as chamadas “leis sociais” que, para ele, apresentam maior dificuldade para serem publicadas.

Durante o evento, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, também cobrou do Congresso Nacional a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui a alimentação entre os direitos sociais.

Maluf afirmou que a medida poderá contribuir para um envolvimento “mais efetivo” de todos os níveis de governo na segurança alimentar. “Tem muita conquista sendo feita, mas vamos comemorar mesmo se o Congresso aprovar rapidinho a PEC que já está entrando em aprovação”, acrescentou. O Consea quer a aprovação da PEC até o dia 16 deste mês, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação.


Edição: Graça Adjuto

0 comentários:

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB