CHOQUE DE GESTÃO: VEJAM BEM A CONTRIBUIÇÃO QUE O FARAÓ AÉCIO NEVES ACREDITA SER DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE GOVERNO DO ZÉ ALAGÃO

|

Enquato isso, Minas Avan$$a!

Servidores do Ipsemg param e caos se instala em hospital
Pacientes entraram em desespero por não conseguirem o atendimento
TATIANA LAGÔA - O Tempo

Se conseguir atendimento no Hospital Governador Israel Pinheiro, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) já estava sendo difícil nos últimos dias, ontem ficou quase impossível. Com 70% dos 4.600 servidores do instituto parados em protesto contra a crise que atinge a instituição, apenas os casos médicos considerados de extrema urgência foram atendidos ontem.

O sucateamento do instituto e os prejuízos que a crise tem causado aos servidores vêm sendo denunciados há uma semana pela reportagem de O TEMPO. Desde a última sexta-feira, todas as cirurgias eletivas agendadas no Israel Pinheiro foram suspensas e a oferta de leitos caiu para menos da metade (de 290 para 141). Ao longo dessa semana, foram denunciados inúmeros casos de servidores que viajaram por horas até a capital e voltaram para casa sem serem atendidos.

A crise no atendimento se agravou com as mudanças no sistema de marcação de exames, que agora só podem ser solicitados mediante envio de fax ou através de e-mail digitalizado, conforme denúncia feita na edição de anteontem.

Ontem, com o protesto dos servidores, quem precisou de atendimento médico voltou para casa sem solução. Foi o caso da aposentada Ione Lima, 63. Diabética, ela deixou o hospital aos prantos depois de tentar, em vão, retirar os exames que necessita para o controle da doença. "Precisava desse exame porque tenho médico", disse.

Alguns pacientes não conseguiram controlar o desespero ao receberem a notícia de que não poderiam ser atendidos. A aposentada Aparecida das Graças Caldeira, que saiu de Unaí, no Noroeste do Estado, para conseguir autorização para uma cirurgia do filho, de 13 anos, só conseguiu ser atendida no grito. "Chorei e pressionei. Se não fosse atendida ia à Justiça", contou.

Com o pessoal dos setores administrativo e de enfermagem parados, os médicos não tiveram como atender quem procurou o Centro de Especialidades Médicas (CEM). Ontem, ao contrário dos últimos dias, o local ficou vazio. Os serviços de fisioterapia, ginecologia e especialidades cirúrgicas não funcionaram.

No Serviço Médico de Urgência (SMU) o número de profissionais continuou o mesmo. "Como tira o mínimo de algo que já está reduzido?", afirmou uma funcionária do SMU, que não quis se identificar.

As aposentadas, Maria Aparecida Campos, 74, e Jacira da Cunha Borba, foram ao hospital para apoiar a manifestação. "Nosso medo é de o hospital fechar, porque a gente contribuiu a vida inteira. Isso aqui é nosso", afirmou Maria Aparecida.

O outro lado
Silêncio. Há uma semana, O TEMPO tenta ouvir a direção do Ipsemg sobre a crise no atendimento constatada através de documentos e depoimentos de servidores, mas ninguém fala sobre o assunto.

Leia mais notícias sobre mais este "belo exemplo" de gestão pública tucana clicando aqui.

2 comentários:

Nelson Vinencci disse...

ORIXIMINÁ PARÁ: DELEGADA TENTA INTIMIDAR JORNALISTA
O Jornalista Marcos Vinícius recebeu na tarde de segunda 29, uma intimação da Delegada de Oriximiná Dra Andresa, porque publicou em sua página no Jornal O Impacto uma nota em que um cidadão reclamava pela demora da conclusão do inquérito que acusa um policial militar de crime de morte.
Apesar de a Constituição Federal lhe garantir o direito de manter a fonte em sigilo, a Delegada por motivos óbvios, intimou o jornalista no intuito de intimidá-lo como forma evidente e clara de calar o Jornal utilizando a força do poder de polícia do Estado.
Os advogados do Jornalista preparam sua defesa, o irmão de Marcus Vinícius Jornalista da RBA em Belém já entrou em contato com o Sindicato dos Jornalistas da Capital para moverem uma ação contra a Delegada, por prática de abuso de poder e censura.
Marcos Vinícius teve seu irmão assassinado em Oriximiná há dois anos, os suspeitos são policiais civis, hoje comandados pela Dra. Andresa. Nesta terça 30-03 o Jornalista se apresenta para a Delegada.

Valdirio Guerra disse...

Zé Pedágio do Alagão disse que não esta envolvido em escândalo e roubalheira. Você acredita?
Responda qual desses amiguinhos dele é santo e que não esta envolvido em maracutaia ?
FHC “(Farol de Alexandria) “Intervenção na Previ, O esquema do FAT, Arapongagem, Os computadores do FUST, Calote no Fundef, Os desvios na Sudene, Rombo transamazônico na Sudam, Os ralos do DNER, A emenda da reeleição, - Propina na privatização, A farra do Proer, O escândalo do Sivam, etc... ”.
ALCKMIN, (Picolé de chuchu), “O Campeão em licitações fraudulentas”.
ARRUDA, “O Chefe do mensalão do DEM e único Governador preso na historia do Brasil”.
KATIA ABREU “ A grileira, aquela que se candidatar à vice do Serra, ele morre do coração, depois de cortar os pulsos”.
ÁLVARO DIAS “O maior mentiroso e criador de factoides do mundo”
AZEREDO “O pai e precursor dos mensalões no Brasil e esta sendo indiciado por isso”.
GILBERTO TAXAB, “O prefeito Incompetente que esta sendo cassado por diversas irregularidades”.
YEDA CRUSIUS ‘Do escândalo do Detram RS, com desvio de verbas para construção da casa própria”.

Ou você é a favor da frase: “Me diga com quem anda que te direi quem és”

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB