Lambido do Blog da Miss Piggy (ou Miss Pibby)
Enviado por Valéria Maniero
Análise
Economista venezuelano: PIB deve cair 4,7% em 2010
A economia venezuelana vai sofrer este ano as consequência dos quatro meses de racionamento de energia, da insegurança jurídica, que afeta diretamente os investimentos, e da inflação nas alturas. Ontem, um dia antes do início da Copa do Mundo, o presidente Hugo Chávez pôs fim ao racionamento, que incluía cortes de energia de até seis horas, mas o estrago já foi feito. Em 2010, o PIB do país deve cair 4,7%, segundo o economista José Luis Saboin, da consultoria Ecoanalítica, fazendo com que a Venezuela continue em recessão. No ano passado, a economia já havia registrado retração de 3,3%.
O analista contou ao blog que os setores comercial e de produção de manufaturas foram os mais afetados pelo racionamento, imposto no começo do ano pelo governo por causa dos baixos níveis das represa.
Mas esse não é o único problema. Os consumidores também sofrem com a alta de preços. Em maio, segundo o Banco Central da Venezuela, a inflação aumentou 2,6%, puxada pela alta nos preços de bebidas alcóolicas, cigarro e transportes. O acumulado no ano está em 14,2%, taxa bem acima da registrada no mesmo período de 2009 (8,9%). Nos últimos 12 meses, a inflação variou 32%. Se as previsões de Saboin se confirmarem, no fim de 2010, a inflação chegará a 36%.
- Com o salário, o trabalhador consegue comprar metade da cesta básica. São tempos difíceis e a situação é alarmante - diz ele, explicando que na Venezuela costuma-se dizer que o país exporta petróleo, mas importa todos os outros produtos.
2 comentários:
Falou!
O Geraldinho Picolé de Chuchu não pode ficar descolado do Zé Ladeira e do FgagáC. Fora Geraldo!!! Acorda paulistaiada!!!
Postar um comentário