SORRIA PIMENTEL, NESTA VOCE SIFU

|

Datafolha reforça preferência do eleitor no chamado "Helécio"

Elaine Resende - Estado de Minas

Publicação: 20/08/2010 13:26

Apesar dos esforços dos marqueteiros em apresentar o nome de todos os candidatos da coligação ou do partido para os cargos majoritários, na cabeça do eleitor a lógica não é a da formação de alianças. Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada esta semana, o cruzamento das intenções de voto para governador e senador reforça o pensamento que, no Brasil, os eleitores decidem o voto pelas pessoas e não por causa do partido.

Em Minas, o chamado "Helécio" é o fenômeno mais percebido entre os eleitores: 74% dos entrevistados que disseram votar em Hélio Costa (PMDB) para o Palácio da Liberdade preferem o ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB) para uma das duas cadeiras no Senado. Já o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), que compõe chapa com Hélio Costa na coligação “Todos Juntos por Minas”, tem a preferência de apenas 26% do eleitorado do ex-ministro das Comunicações.

O ex-presidente Itamar Franco (PPS) também tem uma preferência maior do que Pimentel entre o eleitorado de Hélio Costa. Itamar, que faz parte da coligação "Somos Minas Gerais" junto com Anastasia e Aécio, foi considerado a opção para o Senado por 56% dos pesquisados que votam em Costa.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.264 eleitores no estado (51 municípios) entre os dias 9 e 12 de agosto. De acordo com o instituto de pequisas, Aécio tem 68% das intenções de voto, seguido por Itamar, que tem 47%. Em terceiro lugar está Pimentel com 20% das intenções de voto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Este ano serão eleitos dois candidatos para o Senado, por isso, a soma da pesquisa é de 200%.

1 Comentário:

Felipe Augusto disse...

acredito que vamos ter a infelicidade de ter Aécio lá e Hélio aqui, ainda bem que esse daí da foto não irá conseguir muita coisa, uma pena Patrus ter sido preterido, sujeito digno ele.

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB