A ESQUERDA TUCANA QUER DEMOCRACIA. HEIM?

|

Postagem lambida do blog Tabuleiro Político.

O Senador Tasso Jeiressati, o galeguin dos zói azul, é o líder da esquerda tucana, segundo nos dá a entender o blog Tabuleiro Político. Como diria o professor Hariovaldo, o tenaz combatente do comunismo e defensor dos homens bons, São Serapião que nos acuda!

Ele não passa de um anti Serrista, só isso.

Mas, por agora, peço que leiam com atenção a postagem abaixo, que logo a seguir farei meus comentários.


ESQUERDA TUCANA QUER DEMOCRACIA - AÉCIO FAZ CAMPANHA POR PRÉVIAS NO PARTIDO
09/04/2009

Com números de uma pesquisa eleitoral feita pelo instituto mineiro Vox Populi, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, fez campanha ontem no Congresso pelas prévias do PSDB para escolha do candidato tucano a presidente. Sorridente, ele trouxe na ponta da língua os dados que, ao menos em um quesito - potencial de crescimento -, lhe dariam vantagem sobre o governador de São Paulo, José Serra.

De acordo com os números apresentados aos parlamentares no Congresso, o governador mineiro, no caso de se tornar candidato do PSDB à Presidência, teria mais condições de assegurar e atrair votos. “Quem conhece Aécio vota em Aécio”, resumia o presidente do PSDB mineiro, deputado Paulo Abi-Ackel, na escolta política do governador.

De acordo com a assessoria do governador mineiro, ele tem a fidelidade de 44% dos eleitores que o conhecem bem, enquanto Serra registraria 32%. Na matemática pregada pelos aecistas, com mais exposição política, Aécio teria a capacidade de atrair mais e fiéis votos, o chamado potencial de crescimento eleitoral.

Aécio propõe que o PSDB realize as suas prévias até novembro, para que o candidato tucano à Presidência seja apresentado ao País ainda este ano. “Se não houver acordo entre os dois candidatos, este é o caminho”, admitiu o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Temeroso de um racha que indisponha o candidato paulista com os mineiros, que representam o segundo maior colégio eleitoral do País, o grupo ligado a Serra defende um entendimento que dispense a realização de prévias. Tasso avalia que a união dos dois é “muito provável”, mas admite não saber “se é possível” transformar essa união em uma chapa puro-sangue.

Via Faxaju

LÁ VAI

Macacos me mordam, esquerda tucana? Liderada por um coroné do Ceará? Era só o que faltava.

Pois bem, os leitores mais atentos deste Língua de Trapo já devem ter percebido que o que informa o blog Tabuleiro Político, já não é, há algum tempo, novidade nenhuma para nós. A novidade fica por conta deste negócio esquisito que a autor do blog chama de esquerda tucana.

Mas não é de hoje que afirmamos que Aécio Neves, o gostosão das Gerais, é um candiddo supostamente mais viável do que José Serra. Embora o tom jocoso que emprego em muitas de minhas postagens, procuro ser fiel àquelas coisas que não se pode negar. Veja, por exemplo, na postagem entitulada O Gerencialismo Pirotécnico de Aécio Neves, as vantagens que suponho Aécio ter sobre Serra.

Mas não é só isso, numa postagem mais recente, entitulada O que você não viu na tabulação da pesquisa do Data Folha, faço uma exploração mais ampliada da nota técnica apresentada pelo instituto paulista, onde, por meio de ajustes de proporcionalidade, se constata que os níveis de intenção de voto em José Serra variam à medida que são feitos certos cortes no eleitorado.

Está mais do que óbvio que a metodologia exploratória do Data Folha apresenta um viés "de encomenda", pró Serra, haja vista que outros cenários relevantes foram, descaradamente, dispensados.

Faria sentido, por exemplo, para ser um pesquisa relevante, testar outras variáveis, ou, simplesmente, apresentá-las ao público, mas não é o que acontece. Índice de rejeição, segmentação por classes sociais, por nível de escolaridade, por regiões, etc. E faço essa afirmação com base no que escuto comentar na mídia golpista, que sempre sabe dos detalhes das pesquisas e, de vez em quando, solta um comentário a respeito dizendo onde este ou aquele candidato está melhor colocado. Como são pesquisas fora de período eleitoral e com forte conotação partidária por parte da mídia corporativa, não me parece que eles estejam mesmo dispostos a abrir o jogo. Confira aqui a resumida nota técnica da última pesquisa do Data Folha.

Dito isto, vamos analisar o que é apresentado na transcrição do post Tabuleiro Político. Vejamos então:

A primeira informação diz respeito ao que ele chama de índice de fidelidade dos eleitores, onde Aécio se apresenta com 44% contra 32% de Serra. É claro que se trata de uma pesquisa privada e, sob encomenda do grupo político que apoia o bonitão mineiro, mas faz todo sentido com a argumentação que já fiz a respeito, principalmente sobre a postagem que fiz sobre a pesquisa Data Folha, cujo ajuste de proporcionalidade "exposição vs. intenção de votos" apresento a seguir.



Fica claro, diante de um público mais qualificado, que José Serra não é tudo aquilo que o Data Folha tenta vaticinar e, nem de longe pode ser dada como certa sua eleição em 2010, como tenta nos sugerir a mídia que o apoia, notadamente a paulista, comandada pela Folha, Estadão, Globo e a Editora Abril.

Enquanto isso, no segmento daqueles "menos informados" tudo indica que Serra é favorecido pelo que os institutos chamam de "recall", ou seja, tem a ver com a alta exposição de mídia que goza, além, claro, de já ter disputado eleições nacionais para este cargo. E é por essa mesma razão que chamei Serra de o candidato dos mal informados, pois só não sabendo quem ele realmente é e o projeto político que representa, alguém teria coragem de votar nele.


Mas a questão central desta disputa entre tucanos, que inusitadamente o blogueiro do Tabuleiro Político dividiu em grupos de esquerda e direita, mas que, curiosamente, a esquerda é composta por coronéis das oligarquias nordestinas e, a direita, capitaneada pelos barões da avenida Paulista, são os votos dos mineiros. José Serra sabe que uma ação truculenta contra Aécio repercutirá, diretamente, no humor do eleitorado mineiro, que é notoriamente de tendência provinciana e, facilmente manipulado pela mídia de aluguel de Belo Horizonte.

Para finalizar, vejo neste movimento de Aécio Neves apenas um esforço derradeiro para negociar uma saída honrosa, ou melhor dizendo, compensatória, uma boa negociação que favoreça os interesses dos grupos econômicos que financiam o bonitão das Gerais, uma vez que, nos bastidores tucanos, o que se vê é a costura de um acordão que satisfaça a todos, mas desde que Serra seja o candidato.

E por mim, prefiro que seja assim mesmo, pois numa eventual disputa entre Aécio e Dilma, nossa heroína não se sairia bem aqui nas Gerais, tamanha é a alienação do povo mineiro com este sujeitinho fabricado dentro de uma agência de publicidade.

E para finalizar, vou transcrever aqui parte de uma mensagem que recebi, por e-mail, de um leitor do Língua de Trapo. Não vou divulgar o nome do autor nem o conteúdo completo, pois ele próprio me pediu, só vou informar que ele é professor de história da rede estadual e reside no interior de Minas. Mas, confesso a vocês que jamais pensei que ouviria uma coisa dessas, pois para quem conhece pelo menos um pouco Belo Horizonte e tem noção da rivalidade entre Atlético e Cruzeiro, para um atleticano dizer isto a um cruzeirense, é por que a coisa é muito seria.
"Língua, prefiro que o meu Galo fique mais uns 20 anos sem ganhar nada, e assistindo o Cruzeiro ser campeão da tríplice coroa dez vezes seguidas, do que ver José Serra na presidência da República."

4 comentários:

Márcio disse...

Língua,

vc tem que escrever mais. Muito boa análise!

Quanto ao nosso amigo atleticano não precisa exagerar! 20 anos é demais! Se não meu Galo acaba! Deixa por mais 05 anos e tudo bem.

Um abraço,

Lingua de Trapo disse...

Márcio, não que eu me incomode com isso, mas covenhamos, se acontecer, o Galo vai estar, daqui a 20 anos, igual ao América está hoje.

Márcio disse...

Língua,

percebeu a imagem do padre Cícero à direita e sobre o ombro do Tasso?

Se a esquerda tucana acredita no "Padim" imagine a direita emplumada?

Acredita em São Serapião, claro!

Um abraço

Lingua de Trapo disse...

Eu escolhi esta foto a dedo, são dois aproveitadores da crendice popular num clique só.

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB